Wednesday, March 2, 2011

JUDITE DE SOUSA: ADEUS À RTP - A JUDITE E EU.

Monday, February 28, 2011

A jornalista Judite de Sousa também faz parte da história da Embaixada de Portugal na Tailândia
.
Judite de Sousa: Adeus à RTP
Prestes a trocar a RTP pela TVI, Judite de Sousa despediu-se através do Facebook: “Comecei a trabalhar na RTP com 18 anos. Entrei p
or concurso público. Conheci o pai do meu filho na RTP. Conheci o meu actual marido na RTP. Fui operada em Hong Kong quando trabalhava para a RTP. Foram 32 anos da minha vida. Decidi que é chegado o momento de mudar. De arriscar. De viver novas experiências. De conhecer novas pessoas. De renascer. Saio com a consciência de que fui uma boa trabalhadora. Leal e empenhada. Conto com a vossa amizade e carinho.” Fonte Correio da Manhã
.
À MARGEM: Judite de Sousa também faz parte da História de Portugal na Tailândia!
.
Foi a primeira jornalista que realizou um excelente documentário da série “Portugal Sem Fim”, em cima da história de Portugal na Tailândia e em Malaca em Agosto de 1986, na gerência do Embaixador Mello Gouveia.
.
Foi o seu primeiro trabalho, para a RTP, realizado no estrangeiro. Fui eu que prestei toda a assistência a Judite de Sousa, durante a sua permanência na Tailândia. Deslocamo-nos aos três bairros portugueses que ainda existem de nome em Banguecoque: Santa Cruz, Senhora do Rosário e Imaculado Conceição e algo, ainda, havia de quando fundados e um pouco de sangue, diluido, luso.
.
No bairro da Imaculada Conceição, enquanto o operador de câmara fazia imagens a dois irmãos, residentes no bairro dizia-me ela: “impressionante estes homens têm parecênças a homens transmontanos...!!!
.
Depois dos bairros de Banguecoque, fomos para Ayuthaya e no Ban Portuguet (Aldeia dos Portugueses) de quando as escavações tinham terminado havia pouco tempo. Tivemos a graciosa ajuda do Director do “Fine Arts Department”, em Ayuthaya o meu velho amigo Patipat.
.
A Judite de Sousa realizou um excelente trabalho e avivou a história de Portugal na Tailândia entre os portuguese residentes em Portugal e no Brasil. A Judite de Sousa uma jovem, franzina, mas pela minha frente tinha uma grande mulher, inteligente jornalista. Mal saberia eu que seria uma das maiores comunicadoras de televisão portuguesa.
.
Treze depois, em 1999 a Judite de Sousa veio à Tailândia acompanhada do marido Prof. Fernando Seara e foi à embaixada visitar-me. Fora da chancelaria, entrei e não dei pelo casal. A Judite acompanhada de seu filho, seu segundo marido o prof. Fernando Seara estavam na parte da Secção Consular a perguntar por mim. Um português que ao acaso estava na chancelaria foi ao meu quarto de trabalho e diz-me: sr. Martins está lá fora a Judite de Sousa a perguntar por si.
.
Fui ao encontro dela e dei-lhe um abraço e vejo nos olhos daquela franzina e grande mulher os olhos húmidos. Era a gratidão e a emoção do encontro com um amigo que colaborou com ela no seu primeiro trabalho, no estrangeiro, para a Rádio Televisão Portuguesa.
.
A noite convidei os três para jantar na esplanada do Hotel Royal Orchid, na margem do rio Chão Praya e aquele que conhecia e navegou para realizar o documentário da série “Portugal Sem Fim”.
José Martins

No comments: