Wednesday, March 2, 2011

AYUTHAYA DOS PORTUGUESES - ALDRABAR A HISTÓRIA É MUITO FEIO...!!!

Thursday, February 24, 2011

.
AMIZADE LUSA-TAILANDESA 500 ANOS DE EXISTÊNCIA - Por António Cambeta

Clique: http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2011/02/amizade-lusa-tailandesa-500-anos-de.html

"O director do museu explicou que é seu o desejo de poder construir um novo edifício para este museu, "talvez no próximo ano", estando neste momento "à procura de um financiamento junto do Governo tailandês". E falou de contactos com a Fundação Gulbenkian com vista a "uma possível ajuda neste orçamento".
.
A construção em vista custaria perto de 160 mil euros (edifício), mas o director reconhece que precisa de juntar a essa soma mais 100 a 120 mil euros para cobrir todos os custos em vista.
.
O novo museu ficaria situado entre o actual e o rio, e passaria a expor artefactos ali encontrados que estão guardados na reserva do museu da cidade, a não muitos quilómetros de distância, e que, por enquanto, não estão em exposição.
.
Não muito longe do local, uma recente campanha arqueológica revelou as fundações do que se pensava ser a igreja jesuíta. O director do museu atribui contudo as estruturas agora descobertas a um antigo templo budista (segunda imagem).
.
A terceira igreja, franciscana, continua ainda por localizar. Recentemente, agricultores acharam ossadas na zona que se pensa corresponder ao local onde terá existido em tempos.
.
O terreno é hoje, contudo, uma propriedade privada. Pelo que a possibilidade de eventuais escavações existe, mas exigirá esforços oficiais para as viabilizar.
Publicada por Nuno Galopim em Domingo, Julho 19, 2009"
.
Clique em cima das imagens para as aumentar

-
Em verdade não conhecia a peça transcrita, acima, pelo meu amigo, de longa data, António Cambeta. No texto há erros e deturpação da história e má informação, escrita por Nuno Galopim, em 19 de Julho de 2009, não pode ficar em vão a verdade. Mentir ou informar mal, a história, é muito feio.
-
Não me vou aprofundar, demasiadamente, em cima da história do "Ban Portuguet" (Aldeia dos Portugueses), dado que já escrevi tudo que tinha a escrever e informar.
.
Conheço a parcela de terreno há 30 anos, acompanhei as escavações que foram obra do Embaixador Mello Gouveia e financiadas, em parte, pela Fundação Caloust Gulbenkiam e "Fine Arts Department" da Tailândia.
.
Anexo um mapa do Ban Portuguet, elaborado ou mandado elaborar, pelo Cônsul Dr. Joaquim Campos no ano de 1939, onde estão assinaladas as igrejas de S.Paulo dos Jesuitas, São Domingos e a de São Francisco.
.
Mas anexo outro mapa, miniatura, elaborado por um desenhador francês depois de meados do século XVII onde estão, como no do Dr. Joaquim Campos as três igrejas Portuguesas.
.
Por fim a história de um país não é feita ou escrita em cima do joelho ou ao sabor de oportunidades e esquemas. A história é coisa muito séria e esta terá que ser feita por amor e não em procura de ocupar hoteis de boa cama, melhor mesa e passeios turísticos.
.
Poderia adiantar-me mais e "pano para mangas" teria para mais me alongar e colocar a legalidade dos factos no sitio certo. Fico por aqui, por enquanto, mais tarde lá vou.
José Martins

Tuesday, February 22, 2011

O TRIUNFO DOS PORCOS

.

Os porcos antes de ser abatidos também triunfaram, inseridos na vara, entre a floresta de azinheiras e focinharam, no solo, em procura de bolota.
.
Grunhiram e morderam o guardador da vara. Há porcos que a vara deles é aquela onde podem mastigar bolota, graúda, ou mergulhar, dentro de cortelhos, nas pias de melhor vianda.
.
Todos os porcos cumpriram, entre o lamaçal dos cortelhos ou no montado, a sua missão e esta termina quando feitos em presuntos, chouriças, farinheiras e costeletas panadas.
.
Este é o triunfo dos porcos.

No comments: