Sunday, January 31, 2010

PORTUGUESES EM HONG KONG: RECADO PARA MIGUEL CASTELO BRANCO

.
Não posso fugir à verdade que gosto de ler a prosa do académico Miguel Castelo Branco.
-
Por vezes tráz-me novidades que me deixam um pouco confuso. Por exempo em 8 de Janeiro do corrente mês publicou com o génerico: "A história desconhecida de Portugal na Ásia: os portugueses que dominaram Hong Kong".
.
Desde logo entrei em contacto com a historiadora Drª Leonor Seabra, julgando por aí que lhe iria dar uma grande novidade em cima da matéria que Miguel Castelo Branco tinha escrito.
.
Há dias a Drª Leonor enviou-me (oferecida) a obra "The Portuguese in Hongkong and China", de José Pedro Rodrigues, editada em 1998. Porém a obra já tinha sido editada em 1944, pela Revista Renascimento.
.
De facto lá estão os irmãos Castro como simples funcionários da administração, colonial britânica e do Governo de Hong Kong.
.
Evidentemente que o Reino Unido se teria que valer dos portugueses (creio a maior parte deles macaenses) para chegar a algum lado.
.
E não me surpreende que vários macaenses que excerceram ocupações na cidade de Banguecoque, em formação, quer ao serviço da Corte do Reino do Sião ou empresas estrangeiras, onde se incluem as inglesas, como interpretes, tenham vindo, directamente, de Hong Kong.
.
E porque penso ser de utilidade, a Miguel Castelo Branco, para as suas investigações, anexo 10 páginas, copiadas das 242 da referida obra e, particularmente lhe dizer, que antes de chegar ao Oriente, como académico investigador, já outros por aqui andavam a escrever o que se tinha passado por cá há muitos anos. O seu a seu dono...!!!

-
08 JANEIRO 2010
A história desconhecida de Portugal na Ásia: os portugueses que dominaram Hong Kong
Clerk of Councils, ou seja, Secretários Gerais da Colónia, José Maria de Almada e Castro e seu irmão Leonardo de Almada e Castro ocuparam durante décadas a terceira posição na hierarquia administrativa de Hong Kong e foram decisivos para a moldagem institucional da mais importante colónia da coroa britânica no extremo-Oriente. Conselheiros de John Bowring, governador de Hong Kong e embaixador incumbido de negociar o primeiro "tratado desigual" com o Sião em 1859, mantiveram-se como influentes figuras e, depois, o clã Castro ocupou relevantes posições até vésperas da Segunda Guerra Mundial. Não se tratou de caso isolado. Já antes da ascensão dos Castro, outro português, Alexandre Grande-Pré, ocupara as funções de Secretário da Colónia nos conturbados anos 40, ou seja, imediatamente após a cedência de Hong Kong ao Reino Unido, no desfecho da Primeira Guerra do Ópio." (O resto da peça pode ser lida clicando a seguir:
http://combustoes.blogspot.com/2010/01/historia-desconhecida-dos-portugueses.html

Clique nas imagens para as aumentar








No comments: